elementos da improvisação

Sobre o curso

​​Nesse curso Rodrigo Bezerra mostra os principais materiais usados na improvisação, incluindo escalas, arpejos, cromatismos, acordes e ritmo. Um curso voltado para o guitarrista de nível intermediário e avançado. 

 

O curso é divido em sete aulas:

 

Escala Maior

-Desenhos

-Visão horizontal, vertical e diagonal da escala

-Aplicação dos modos jônio e lídio.

-Harpejos do Campo Harmônico

-Construção de frases com harpejos e cromatismos.   

-ritmo.

Acorde maior

-Triades

-Tetrades

-Quartais

-Improvisação com acordes​

 

Acorde menor e suas escalas

-Menor natural

-dórico

-frigio

-menor melodica

-sexto gral da menor melódica (meio diminuto)

Acorde dominante e suas escalas

-mixolídio

-lídio b7

-escala alterada

-escala diminuta

-escala de tons inteiros.

Escala Menor melódica 

-Pluralidades da escala menor melódica

-Escala Alterada

-Visualização no braço

-Acordes da escala menor melódica

Notas Alvo

​Nesse módulo é abordado o assunto "notas alvo". Usando uma harmonia de blues e depois um 2 5 1 em dó maior, Rodrigo explica quais são as principais notas alvo e como estudar essa matéria.

Outside

Essa aula fala como se tocar fora de um acorde ou de uma harmonia. Seguindo o conceito geral "in-out-in", Rodrigo apresenta várias maneiras de tocar "out", como uma busca de novas cores para improvisação.

Quem é rodrigo bezerra?

Professor, instrumentista, produtor, compositor e arranjador, Rodrigo Bezerra teve seu primeiro contato com a guitarra aos 12 anos de idade. Dos 16 aos 27, se dedicou a sua formação como instrumentista, se graduando em música pela Universidade de Brasília, e se tornando o primeiro aluno formado do departamento de guitarra elétrica da Escola de Música de Brasília
Em 2010, Rodrigo foi estudar jazz guitar, no conservatório Liceu de Barcelona, na Espanha. Curiosamente, foi nesse período longe do País se aperfeiçoando na técnica instrumental que ele redescobriu sua paixão pela canção brasileira. Depois de concluir o curso, Rodrigo voltou para o Brasil e lançou, em 2013, seu primeiro disco de canções, "Tempo ilusão". Em 2015, foi vez de "Três".
Antes da experiência no exterior, Rodrigo tinha formado com os amigos da UnB o grupo instrumental “Tequatro”, com quem lançou disco homônimo em 2008. No ano seguinte, se aventou em carreira solo, com o trabalho também instrumental “Outros lugares”.
Entre 2004 e 2010, Rodrigo Bezerra tocou e produziu a cantora Ellen Oléria. É dele, por exemplo, a produção de “Peça”, disco de estreia da cantora.
No ano de 2016 Rodrigo Bezerra fez mais dois lançamentos, o DVD, "A música de Rodrigo Bezerra" e o álbum instrumental “Naturalmente”, ao lado do baterista Allen Pontes.
Em 2018 Rodrigo lança seu terceiro disco de canções inéditas, o sexto de sua carreira de nome "Lugar no Mundo". Em 2019 lançou um disco só de pandeiro e guitarra "De Lá Do Plano Alto" uma parceria com a percussionista Larissa Umaytá.

Como professor, Rodrigo tem mais de 15 anos de experiência docente, sendo 6 desses anos na Escola de Música de Brasília. Em 2018 e 2019 Rodrigo ministrou um curso de harmonia e improvisação no Clube do Choro de Brasília.